terça-feira, 18 de outubro de 2011

Formação Continuada

Registros Pedagógicos:

Registros Pedagógicos:

II SIEPE - X SALÃO INTERNACIONAL DE PESQUISA



Processos de Inovação e Mudança: Tecnologias da Informação e da Comunicação no Desenvolvimento de Comunidades Críticas de Ensino e Aprendizagem na Metade Sul do RS

Vera Teresinha Curtinaz da Silva1
Dalilla da Rocha Guths 2
Marcia Passos Tuche 3
Rodrigo da Costa Segovia 4
Everton Fêrrêr de Oliveira 5
INTRODUÇÃO
Este é um projeto que é desenvolvido Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Seu recorte está delineado nos processos de inovação e mudança, visando caracterizar o impacto que as tecnologias podem proporcionar no desenvolvimento de comunidades críticas de Ensino-Aprendizagem, bem como a busca pela inclusão, socialização, tecnológica e organizacional com a consolidação dos cursos na área educacional da UNIPAMPA. Aliado a este processo buscamos criar interfaces através de Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA para o desenvolvimento de ações colaborativas na formação inicial e continuada de professores e analisar experiências de inovação e mudanças educacionais, relacionadas ao uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação-TIC’s que estarão voltadas aos espaços escolares, inclusive da formação universitária.
MATERIAIS E MÉTODO
Destacamos que esta proposta tem a intenção de buscar ações de investigação e o envolvimento dos professores em formação e em serviço na interface com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Utilizamos o espaço escolar dos laboratórios de informática das instituições envolvidas, universidade e escolas, no município de Jaguarão RS. Ressaltamos que as ferramentas de informática ampliam-se e possibilitam interações cada vez mais síncronas por meio das linguagens tecnológicas. Constituímos nossas ações por meio de diferentes grupos e subprojetos que permitem a ampliação das redes e constituição de mediadores para discussão dos temas que nos propomos investigar no contexto das TIC como objeto de inovação.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
As ações deste projeto estão em andamento juntamente com o projeto de Investigação e Produção de Estratégias na Formação de professores no município de Jaguarão. A partir destes originaram-se novos projetos, como o de Alfabetização de Jovens e Adultos: Conhecimento e Cidadania que busca formar turmas de alfabetização no espaço da universidade. O projeto O Uso da Plataforma Moodle nas Práticas Pedagogicas da Formação Inicial e Continuada de Professores Para a Educação de Jovens e Adultos, que busca criar interfaces atráves da plataforma moodle e estimular a inclusão digital entre os acadêmicos de graduação e os educandos da EJA. Contamos também comManutenção e Desenvolvimento de Comunidade de Aprendizagem Virtual Multímidia em Rede Social na Educação de Jovens e Adultos-EJA do Brasil – Portal dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos-EJA do Brasil, que tem como objetivo contribuir com a formação dos professores da EJA. Todos os projetos estão direcionados para a formação e capacitação dos professores assim proporcionando a inserção dos mesmos nos ambientes virtuais de ensino-aprendizagem-AVEA. Destacamos que nesta ultima semana foi aprovado mais um projeto o de Capacitação em Políticas Públicas Educacionais da Educação deJovens e Adultos (60h) - EaD
CONCLUSÃO
Destacamos que todos os projetos contam com o auxilio de bolsistas remunerados e voluntários, mas todos com o mesmo proposito, de criar ações que busque o desenvolvimento educacional no municipio de Jaguarão. As ações estão voltadas para a formação inicial e continuada de professores para EJA e também propiciar a capacitação e inclusão digital e social, assim possibilitando familiarizar-se com as novas linguagens e códigos contemporâneos que fazem parte da realidade social de cada comunidade, e aproximá-la do convívio escolar. Atualmente vivemos em um mundo globalizado que cada vez mais requer sujeitos capacitados e críticos, aptos a utilizar a linguagem como forma de apropriação dos direitos de ser cidadão e também a utilização das ferramentas das tecnologias de informação e comunicação como recursos de ensino-aprendizagem.
1- Acadêmica do curso de Licenciatura de Pedagogia UNIPAMPA-Jaguarão-RS
2 -Acadêmica do curso de Licenciatura de Pedagogia UNIPAMPA-Jaguarão-RS
3 -Acadêmica do curso de Licenciatura de Pedagogia UNIPAMPA-Jaguarão-RS'
4-Acadêmico do curso Tecnologia em Gestão de Turismo UNIPAMPA-Jaguarão-RS

II SIEPE- II SALÃO INTERNACIONAL DE ENSINO



Equoterapia como Alternativa Terapêutica para Portadores de Necessidades Especiais em Jaguarão-RS



Vera Teresinha Curtinaz da Silva1
Adriana Garcia Cabaldi Carvalho2
Silvia Nara Siqueira Pinheirro3
INTRODUÇÃO
A presente pesquisa ressalta a importância da Equoterapia como alternativa terapêutica para os portadores de necessidades especiais, os quais serão aqui denominados “praticantes de Equoterapia”. Esta prática é realizada com seis crianças com idade média de sete anos e três meses assistidos pela APAE de Jaguarão/RS, sob a orientação de uma psicóloga e uma psicopedagoga. Para desenvolvê-lo realizamos observações, entrevista com pais e com as profissionais.A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou de necessidades especiais. (ANDE,1989).Os recursos financeiros são provenientes da APAE, e o espaço físico e o puxador, são cedidos pelo 12°RCMEC.
MATERIAIS E MÉTODO
Esta pesquisa aborda uma investigação descritiva, tendo como amostras seis crianças em um total de sete, pais e profissionais da APAE, num período de seis semanas. Foram construídos dois instrumentos, um contendo perguntas abertas para pais e outro para os profissionais. Utilizamos também, um roteiro de observação das sessões de Equoterapia que acontecem às quintas-feiras, a partir das 13h30min, com duração média de 20m para cada praticante e, também registro de fotos.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Os resultados a seguir referem-se à análise das entrevistas realizadas com as profissionais da APAE as quais nos relataram que a Equoterapia, tem ajudado os práticantes na valorização da auto-estima, na autonomia, à resolução de problemas de conduta. Para elas às melhoras mais notáveis são no equilíbrio, o caminhar, pois algumas crianças não andavam sozinhas, problemas motores e a auto-estima.Segundo quatro mães a melhora mais visível é em relação ao comportamento,pois percebem que eles ficam mais calmos; duas afirmam que o desenvolvimento motor é a melhora mais notável, pois seus filhos não caminhavam antes da equoterapia. A presença viva, concreta e afetiva do cavalo, mobiliza no praticante diversos sentimentos e emoções. Sendo assim, não se devem considerar apenas os estímulos sensoriais e psicomotores durante o cavalgar, mas, sobretudo a relação afetiva que se estabelece entre o praticante e o animal.
CONCLUSÕES
Os profissionais empenham se para realizar um bom trabalho,demonstram extrema preocupação, tanto no que refere se ao comparecimento às sessões, quanto no desenvolvimento de cada um. Um ponto negativo é a falta de interação entre os acompanhantes dos praticantes e entre estes.Quando um começa a sessão, o outro já foi embora, pois a interação e a troca de experiências entre pais e praticantes, seriam mais um ganho no desenvolvimento. Evidenciamos a necessidade de um maior investimento tanto no espaço fisico como financeiro e também apoio por parte de outras entidades para a continuidade deste trabalho.Podemos concluir que a equoterapia possibilita o desenvolvimento da área sensorial, psicomotora e afetiva das crianças portadoras de necessidades educativas especiais.
1-Acadêmica do curso Licenciatura em Pedagogia UNIPAMPA- Campus Jaguarão
2-Acadêmica do curso Licenciatura em Pedagogia UNIPAMPA- Campus Jaguarão
3-Professora Assistente da Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA-Campus Jaguarão

EJA: pertinência e perspectivas